Buscar
  • Vinhedus

Guia de azeites do Brasil 2018 traz 90 rótulos

Atualizado: 1 de Fev de 2019

Segunda edição do guia de Sandro Marques lista, entre as 45 marcas, mais de 90 rótulos de azeites nacionais extravirgem com notas de degustação e um pouco da história de cada produtor


Acaba de sair a nova edição do Guia de Azeites do Brasil, safra de 2018. A obra de Sandro Marques, lançada pela primeira vez no ano passado, é o único guia dos azeites extravirgens produzidos no País.

Traz explicações das características dos azeites e de variedades de azeitonas, que ajudam a entender qualidades e defeitos, um mapinha localizando as regiões produtoras e um roteiro de produtores que recebem visitantes em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde se concentra a produção nacional. Há ainda indicações de pontos de vendas. 

O guia está mais robusto. Inclui oito novas marcas de azeites – quatro mineiros, três gaúchos, um paulista e, pela primeira vez, um do Paraná, o Duidálio, somando 45 marcas e mais de 90 rótulos no total.


Além das notas de degustação, agora o guia apresenta um pouco da história de cada produtor e indicações daqueles que recebem visitantes. Há também uma seção com receitas da chef Ana Luiza Trajano.


A produção de azeites é novidade no Brasil, o cultivo cresceu a partir do ano 2000, mas o cenário da olivicultura no País está em evolução. Sandro Marques conta que recebeu mais de 80 azeites enviados pelos produtores e provou todos às cegas (quer dizer, sem saber qual azeite estava provando). Seguiu as regras do Conselho Oleícula Internacional, degustou, foi tomando nota e fazendo observações.


O autor destaca alguns rótulos, caso do Prado & Vazquez, único no País feito com a azeitona maria-da-fé, e o Verde Oliva Rosarium, que tem o selo biodinâmico Demeter. Entre os blends de 2018 se destacam Serras Altas, Verde Louro Edição Limitada e Olibi. No caso dos monovarietais, a obra cita Oliq e Sabiá. Está à venda no site da editora Livrobits e na Saraiva online



Nota Vinhedus: após pesquisa em 29/01/2019 constatamos que o guia em questão está indisponível na Saraiva mas encontramos para venda na loja on line "Queijo D'Alagoa"

33 visualizações